Voltar para Bibliotheca

O que são flashcards high-yield?

Mas que cazzo são flashcards high-yield?

High-yield (alto rendimento, em tradução literal).

O termo é comum entre alunos americanos, que irão prestar o USMLE (i.e., a prova de acesso residência de lá, por assim dizer).

São fatos que tem altíssima chance de serem cobrados na prova, então tempo de estudo dedicado a eles seria de alto rendimento.

BlockNote image

Para a USMLE, tem um livro chamado First Aid. Em teoria é um sumário de “tudo com alta probabilidade de cair na prova”, e você pode centrar seus estudos nele.

No Brasil, isso é bem mais difícil. A nossa prova de residência cobra muito mais assunto em amplitude em profundidades.

Não dá para focar só no high yield. Ainda mais na proposta de um Extensivo, que os alunos tem a expectativa que ensine o conteúdo.

Quando se trata de aprender, sua melhor aposta é no overlearning. Ir a fundo, entender as nuances e detalhes, contrastar com outros assuntos. Tudo isso ajuda a compreender e, depois, memorizar.

Mas se você já aprendeu, você pode identificar o que é mais provável de cair para revisar.

NÃO é “estudar o que mais cai”.

Fibrilação atrial cai mais do que tumores ósseos, então vou estudar FA e não tumores ósseos.
Esse raciocínio tem alguma lógica, mas a gente NÃO se propõe a isso na Osler, até porque o que cai pouco ainda assim, no agregado, cai muito.

A ideia é: “o que mais cai de fibrilação atrial e de tumores ósseos, para eu agilizar a revisão”?

Lançamos na Osler uma versão high yield dos decks. Já foi liberada para o 1/3 do Extensivo, este mês iremos liberar para o 2/3, e em Setembro já estará acompanhando o Extensivo.

É um serviço artesanal, que está sendo feito por uma equipe que avalia todas as questões do assunto. Por isso é gradativo. Até o final do ano, teremos para todos os decks.

Para aprender apendicite, lamento, você precisará de uns 166 flashcards. Para revisar apendicite, você pode focar nos 61 mais relevantes!

high-yield - apendicite.png

Estou seguindo o Extensivo. É para eu fazer “só o high-yield”?

Você vai prestar prova. É para você fazer o máximo possível. Nesse sentido, nossa recomendação é: Decks novos >> revisão dos high yield >> demais revisões.

Quem em sã consciência lê tudo isso e ainda não assina a Osler? Vai lá, faça valer a sua leitura, cupom BIBLIOTHECA. Aproveite!