Voltar para Bibliotheca

Migração do Servidor

Concluímos a migração do servidor.

A Osler nasceu em 2019 como um projeto pequeno, e a plataforma foi desenhada para servir a poucos alunos e uma empresa pequena. Hoje, ela é usada diariamente por milhares de usuários diferentes, e temos dezenas de colaboradores — a tecnologia desenvolvida até então não dava conta. Haviam bugs estruturais, e estávamos com dificuldades em entregar novas features.

Migramos o servidor e, em Abril, fomos pegos pela surpresa da necessidade de além de criar a infraestrutura do servidor (i.e, onde ficam guardados seus dados), termos de recriar o aplicativo do zero. Estamos felizes com o resultado até agora, e ainda mais pelo que poderemos lançar daqui para frente.

Por favor, atente-se a alguns pontos:

Redefina sua senha — No processo, você precisará confirmar um código que recebeu por e-mail. Se o codigo não chegar, verifique sua caixa de spam, lixeira, aba de "Outros" e "Promoções", etc. Se ainda assim não receber, envie um e-mail para suporte@osler-ensino.com. Usuários Hotmail/Outlook podem ter problemas para mudar a senha. Se for necessário, dê um alô e mudamos seu email.

Algumas áreas não estão habilitadas — Elas são: "Últimas sessões" (os atalhos da tela inicial), "Resetar Histórico", e a tela de estatísticas. Essas features já estão prontas, e serão ativadas assim que estivermos seguros que a migração ocorreu com sucesso. Já nesta semana, introduziremos os simulados no Extensivo, e os primeiros decks filtrados para cards high yield.

Aequanimitas está liberado para todos — Como uma cortesia temporária. Aproveite para dar uma explorada!

Suas estatísticas podem estar sutilmente diferentes — Nós identificamos diferenças significativas para <5% dos usuários que participaram do beta, e na realidade eram um bug do aplicativo antigo -- o número correto era o da plataforma nova. Mas, se você tiver dúvidas, estamos à disposição.

Há algumas novidades — Modo simulado está funcionando, lista de questões estão mais robustas, a experiência no celular está melhor, é possível dar zoom nas imagens, etc.

Nós não migramos as listas de questões antigas — Reformulamos totalmente a área de listas de questões, que estão mais robustas, com um report estatístico melhor, e o modo simulado funcionando. Não era possível migrar as antigas, é necessário criar novas.

Se tiver problemas, envie um e-mail ou uma DM — Estaremos de plantão hoje e durante o final de semana. Não esperamos problemas ou instabilidades, mas se você estiver particularmente receoso, pode esperar atualizações.

Sua conta não foi migrada? — Usuários não-pagantes não foram migrados. Algumas pessoas tinham pagamento irregular, e entravam nesse critério. Se é o seu caso, envie um e-mail para suporte@osler-ensino.com e aguarde.

Bugs

Atualmente, há alguns bugs na plataforma:

O modo simulado não está funcionando

O resetar histórico nem sempre funciona

O sessões anteriores às vezes quebra

Não é possível retomar notas que ficaram "orfãs" após resetarmos os decks

Listas criadas como aleatórias não aleatorizam a cada uso, só na primeira vez

Além disso, há ocasionais bugs menores, mas ainda assim incômodos. E, mais importante, estamos com uma dificuldade importante em lançar novas features de maneira rápida e robusta (i.e., sem introduzir mais problemas).

Tudo isso deriva da Osler usar o mesmo servidor desde sua fundação, um produto oferecido pelo Google que, a despeito de vários méritos (e.g., não é tão caro, ficou uma única vez fora do ar em 05 anos), é lento e inflexível.

Poderíamos tentar soluções temporárias para driblar essas limitações, mas isso já se mostrou insuficiente. Algumas melhorias que vocês adorariam – e nós também! – persistiriam impossíveis, como:

Modo offline

Possibilidade de criar os próprios flashcards e compartilhá-los

Busca global na plataforma

Estatísticas pessoais mais robustas

Gamificação e comparação com outros alunos

A solução definitiva é migrarmos para um servidor próprio. Isso trará uma resolução rápida e definitiva dos bugs supracitados, e facilitará as novas features.

Novo servidor

Migrar para um novo servidor envolve refazer toda a infraestrutura da plataforma, em um projeto que uma empresa especializada em desenvolvimento de softwares orçou em mais de R$1 milhão de reais, tomando alguns meses, e necessitando de uma equipe de programadores. Mas... gostamos de desafios e vamos fazer isso do nosso jeito, com nossa equipe enxuta e determinada.

Não é a primeira vez que isso acontece, e os valores da empresa sempre incluíram "refazer até ficar excelente" (vide estarmos refazendo todos os decks da plataforma) e "poucas pessoas operando milagres" (vide nossa equipe de um único programador).

Atualização (02/06): O processo de migração tem se mostrado mais complexo do que prevíamos. Nossa estimativa atual é para meados de junho. Lamentamos o novo atraso, mas isso visa garantir que não haja perda de dados e que o acesso à plataforma não seja prejudicado durante a transição.

Com otimismo, observamos que os intervalos entre os atrasos estão diminuindo - estamos convergindo! Até a conclusão da migração, não corrigiremos os bugs acima (eles são estruturais) e não almejamos lançar novas features. Agradecemos sinceramente sua paciência e compreensão durante este período.

"Irei perder tudo?"

Não, fique tranquilo! A transição para o novo servidor foi planejada para preservar tudo: seu histórico de testes, notas, resumos e mais.