Voltar para Bibliotheca

Cronogramas

O papel do cronograma

As principais funções de um cronograma são:

Garantir que você verá todo o conteúdo relevante até determinada data

Te direcionar para o que você deve estudar esta semana, e no dia de hoje, evitando procrastinação por falta de clareza

Além disso, quando a Osler produz o cronograma, cria a oportunidade de uma curadoria do conteúdo, onde garantimos que o que você está vendo está o mais próximo possível do padrão excepcional que almejamos.

Quais os cronogramas da Osler?

A Osler oferece três opções de cronograma, de muito similar a todos os outros preparatórios, pois é uma prática herdada dos cursinhos pré-vestibular. Eles são:

Extensivo

Duração: De janeiro a dezembro.

Conteúdo: Abrange "toda" a medicina. Inclui até os temas que caem pouco, porque eles podem garantir 1, 2 ou 3 questões extras que fazem a diferença na aprovação.

Público: Ideal para quem quer maximizar as chances de passar e/ou está buscando vagas muito concorridas.

Semi-Extensivo

Duração: De abril, maio ou junho até dezembro.

Conteúdo: Similar ao Extensivo, mas com a exclusão de alguns temas menos frequentes. Por ter menos tempo, exige maior esforço e dedicação.

Público: É ideal para quem...

Não começou o Extensivo no início do ano por motivos pessoais (como indecisão sobre prestar o exame, falta de dinheiro, viagens ou escolha por um período de férias).

Iniciou outro curso preparatório, mas não se adaptou.

Atrasou-se demais no Extensivo e precisa de uma alternativa.

Intensivão

Duração: De julho a dezembro.

Conteúdo: Focado apenas nos temas de altíssima prevalência.

Público: Semelhante ao Semi-Extensivo, voltado para quem precisa de uma preparação mais curta e direcionada.

Como funciona o Extensivo?

De segunda há sexta, haverá um conjunto de flashcards e questões para você fazer. Raramente há dias livres porque já não há conteúdo programado no final de semana, e tentamos respeitar os feriados nacionais, mas a prioridade é o cronograma.

De exceção, há dias só com flashcards ou só com questões. Por exemplo, na semana de Exantemáticas há decks todos os dias, mas questões só no último dia — porque é melhor fazer as questões de doenças exantemáticas misturadas do que tema a tema, senão fica muito fácil. E pontualmente as questões de um tema podem ser liberadas poucos dias após os flashcards.

Cada dia, um ou mais temas. Os flashcards e questões podem ser de um ou mais temas, a depender do tamanho de cada um. Fazemos o possível para distribuir a carga uniformemente ao longo da semana, mas nem sempre é possível. Se houve um dia mais pesado que você não conseguiu fazer tudo, aproveite o dia mais fácil. Etc.

Faça os cards, depois faça as questões. Essa é a ordem proposta, os flashcards servindo como um modo ativo de aprender o tema, substituindo abordagens passivas como a leitura ou uma vídeoaula.

Os decks de cada tema seguem a ordem didática (definição → fisiopatologia → epidemiologia → clínica e diagnóstico → tratamento → prognóstico). E são muito minuciosos, construindo os conceitos tijolo a tijolo. Então, vá em paz, mesmo sem saber nada.

Alguns alunos optam por “ler” o deck de flashcards no modo consulta antes. Válido, até porque demora menos de 10 minutos. Outros optam por ler outro material e/ou assistir uma vídeoaula. Cuidado com ambicionar fazer isso sistematicamente, porque leitura e/ou vídeoaula tomam muito tempo.

Pode fazer diferente? Pois é claro que pode. Seja, mais que tudo, empírico. Teste o que funciona para você. Adapte. Avance. Vença.

Depois do tema novo, faça as revisões. O ideal é "zerar" tanto as revisões dos flashcards quando das questões. Nem sempre isso é possível, mas faça o seu melhor.

Como funcionam o Semi-Extensivo e o Intensivão?

O Semi-Extensivo funciona do mesmo modo, única exceção é que há maior volume de conteúdo, o que exige mais tempo diário e/ou estudo durante o final de semana.

No Intensivão, os finais de semana não são livres. Além disso, não há agrupamento temático dos assuntos: você vai de um para o outro, conforme a prevalência individual. Leia abaixo sobre a ordenação.

A ordem dos temas respeita a prevalência?

Resposta curta, sim. É claro.

Resposta longa. Na plataforma, nós temos ~52 mil questões de residência classificadas por tema de modo granular (e.g., "Fibrilação Atrial", e não "Cardiologia") com uma acurácia de ~95%. Isso permite entender quais são os temas mais prevalentes nas provas de residência.

Já fizemos simulações alternando as instituições e/ou os anos selecionados para análise e muda muito, muito, muito pouco. Isso não é surpresa, afinal as provas no geral cobram o que tem de mais relevante em cada especialidade e isso não varia. Sim, às vezes cobra picuinha dos temas, mas isso não altera a análise. E, sim, às vezes cobra temas absurdos, mas a maior parte da prova é de temas normais.

No Intensivão, os temas seguem essa ordem de prevalência. O aluno tem pouco tempo, e precisa ver logo o que mais cai. Então, por exemplo, a ordem sera algo como: Avaliação Pôndero-Estatural → Pré-Eclâmpsia → Câncer de Cólon → Aleitamento Materno → Pneumonia → Trauma Torácico → Pancreatite Aguda. Estes temas de fato estão entre os mais prevalentes. De nota, há exceções pontuais, onde agrupamos muitos temas pequenos para formar um maior, e lançamos me um único dia (e.g., Exantemáticas).

No (Semi-)Extensivo, nós agrupamos os temas. O aluno tem o ano inteiro, então podemos dar a oportunidade de estudar assuntos similares (e.g., toda a Puericultura), o que favorece melhor compreensão e memorização ao facilitar associações. Além disso, o agrupamento temático valoriza temas que sozinhos aparecem pouco, mas em grupo não.

Por exemplo, as Doenças Exantemáticas quando analisadas sozinha tem incidência baixa, exceção ao Sarampo, que é médio. Porém, quando agrupadas, tornam-se um dos temas mais prevalente em provas.

Quanto tempo toma por dia?

Uma boa média é 4h, incluindo estudo focado e disperso durante o dia. O tempo varia muito entre alunos, há pessoas intrinsecamente mais rápidas, outras que estudam com mais foco, outras que deliberadamente complicam (e.g., fazendo resumos ou, pior, resumos à mão).

Você pode fazer uma estimativa da seguinte maneira:

Segunda à sexta,

Flashcards

~175 cards novos por dia

~10 segundos por card novo

~30 minutos para os cards

Questões:

~20 questões por dia

~3 minutos por questão

~60 minutos para as questões

Isso dá mais ou menos 2h para o conteúdo novo, e sugerimos que você dedique o resto do tempo que tive às revisões. E o ideal é fazer as revisões ao longo do dia, em sessões de "microstudying". Com 10 minutos aqui e ali, você soma facilmente ~1h de revisão.

Veja que o que mais pesa são as questões, e também são onde o benefício satura mais rápido. Cuidado com a pegadinha de achar que um número excessivo de questões vai levar à aprovação, mas isso é discussão para outro artigo.

Convém seguir o Extensivo durante o ciclo clínico ou 5º ano?

Provavelmente, não. Pensando no aluno "médio", o ideal é você estudar o que está vendo seja nas suas aulas ou nos pacientes do internato, porque será muito mais enriquecedor.

Minha prova é antes de Dezembro, vou ver menos conteúdo?

Sim, mas não se preocupe tanto. Até o fim de Outubro, quando ocorre o ENARE e a prova do Einstein, você já terá visto, de longe, o que mais cai nas provas. Novembro e dezembro são voltados a temas muito menos incidentes.

A maioria dos alunos se preocupa excessivamente com isso, até porque sequer dá conta do cronograma como ele é, e a ansiedade fala mais alto que a razão. A partir de Julho, se você estiver em dia do com o Extensivo, e com tempo livre, podemos te fornecer uma lista de temas que vale a pena você antecipar "por fora". É um zelo positivo, e todo esforço conta se você quer ser aprovado, mas precisamos reforçar que a maioria dos aprovados não faz isso.

Tenho tempo livre e quero fazer a mais, o que posso fazer?

Você pode estudar mais, mas considere descansar. A plataforma é aberta. Você pode estudar qualquer coisa, a qualquer momento, e pode ser uma boa oportunidade de estudar os casos que você está vendo no internato. Mas não desconsidere a possibilidade de usar o tempo para descansar e outras atividades.

Como eu tenho acesso a cada cronograma?

Ao comprar a Osler, você garante direito a todos. Na Osler, nós não vendemos produtos separados, mas tempo de acesso à plataforma. Durante sua assinatura, você poderá utilizar todos os cronogramas, e inclusive mudar de um para o outro.