Como fazer flashcards com um controle de videogame:
O uso de controles e joysticks facilita a resolução dos flashcards, a medida que permite maior conforto e controle sobre botões. Pode ser um instrumento interessante para você que deseja aumentar sua produtividade e número de cards/tempo.
O primeiro passo para isso é você adquirir um controle.
Recomendações de controles COM FIO:
Os controles com fio colocam-se como opções baratas e fáceis de configurar. Não dependem de carregamento, conectam-se ao computador via USB, mas não podem ser utilizados em dispositivos móveis (salvo adaptadores). Recomendamos para quem geralmente faz flashcards pelo PC.
1 - Controle de Xbox360 (réplica):
Opção 1: https://encurtador.com.br/cKtfY
Opção 2: https://encurtador.com.br/fTiIp

Prós: Leve, fácil de conectar e usar (basta conectar o USB), algo ergonômico, disponível em lojas nacionais da Shopee, frequentemente em promoção.
Contras: Não muito resistente, pode ter problemas de drift no joystick, o alcance depende do fio, não tem suporte bluetooth.
2- Controle de Playstation 2 (réplica)
Opção 1: https://encurtador.com.br/FFzqd
Opção 2: https://encurtador.com.br/oMwOl

Prós: O mais barato do mercado; ergonomia agradável; frete rápido.
Contras: Sensação subjetiva de delay das ações (pode incomodar em comparação à outros modelos de controle); feito com material pouco resistente, sem suporte bluetooth.
Recomendações de controles COM BLUETOOTH:
Opções práticas, que podem se conectar tanto ao computador quanto a dispositivos móveis, permitindo uso em qualquer lugar, além de serem mais portáteis. Dependem de carga, geralmente são mais caros.
1 - Controle de 8Bitdo Zero
Opção 1: https://l1nk.dev/SxNNc
Opção 2: https://l1nk.dev/J6ESa

Prós: Queridinho dos usuários de Anki no exterior. Conecta-se a basicamente qualquer dispositivo eletrônico com bluetooth; pequeno e portátil; possui alça inclusa para mais estabilidade no uso
Contras: Não tão confortável de usar quanto os outros controles da lista.
2 - Controle de Xbox One (original)
Opção 1: https://l1nk.dev/xtRTn
Opção 2: https://l1nk.dev/TxT6U

Prós: Não tem muito erro, é literalmente o controle original do Xbox. Ergonomia perfeita, tempo de resposta bom, conecta perfeitamente ao Xbox e ao PC.
Contras: É a opção mais cara.
O segundo passo é você baixar um software para configurar seu controle.
Usuário de Windows
JoyToKey
O JoyToKey é um software desenvolvido para Windows que permite utilizar um joystick como substituto para comandos que são feitos por teclado e mouse. É um programa que funciona convertendo comandos do controle em de teclas, desenvolvido principalmente para jogos que não apresentam suporte nativo para joysticks, porém utilizaremos essa funcionalidade para facilitar na hora de resolver flashcards.
Inicialmente é necessário fazer o download do software pelo seguinte link: https://joytokey.net/en/download. É um programa leve e que não exige instalação complexa, basta extrair e executar. Ao abrir o aplicativo, nos deparamos com o seguinte layout:

O próximo passo é identificar nesta 1º coluna com o nome “button” o que cada botão do controle representa. Para isto, basta conectar o controle e apertar qualquer botão, o JoyToKey detecta qual está sendo pressionado e faz um destaque – no exemplo abaixo, apertar o botão X do controle destaca a linha de comando "Button 3". Ao clicar duas vezes nesta opção eu consigo determinar qual comando será executado ao apertar o X do controle.

Uma nova janela se abrirá e será possível definir qual comando você deseja que seja executado:

Comandos que exigem que duas teclas sejam apertadas ao mesmo tempo, assim como retroceder (CTRL + Z) e pular card (SHIFT + P), também podem ser atribuídos para um único botão, da seguinte maneira:

Com essas informações já é possível configurar o joystick da forma que você preferir. Deixaremos aqui 2 sugestões de configurações.
Opção 1

Opção 2

Lembrando que essa escolha de comandos é totalmente pessoal e você pode determinar qual padrão fica mais confortável.
Usuário de Mac
Karabiner Elements
O primeiro passo é baixar o software Karabiner elements: https://karabiner-elements.pqrs.org/. Após, conectar o controle no Mac via bluetooth.
Ligue o controle apertando os botões: start + B = modo controle HID (macOS). Você notará um símbolo de um controle ao se conectar, como na imagem abaixo:

Abra o programa Karabine Elements, que fará duas solicitações de acesso. A primeira delas será:

Clique em “Abrir Ajustes do Sistema. De maneira automática, o Mac abrirá a página para que você selecione e permita o Karabiner acessar o que está sendo solicitado (botão que está cinza na imagem abaixo), clique para que ele fique azul (como no botão inferior).

A segunda solicitação será:

Clique na opção “Open System Settings > General > Login Items e Extensions”. Automaticamente o Mac abrirá a página para que você selecione e permita o Karabiner acessar o que está sendo solicitado (botão que está cinza na imagem abaixo), como você pode ver um dos botões do Karabiner já está liberado (azul). Clique no botão cinza para liberá-lo (os dois deverão ficar azul).

Após liberar ambas as solicitações abra o Karabiner e selecione a opção “Devices”, em azul no lado esquerdo da imagem abaixo:

Libere o acesso ao controle clicando no botão cinza em frente à “Modify events”, deixando-o azul:

Selecione a opção “Simple Modifications”, em azul no lado esquerdo da imagem abaixo. Clique em “Add item” para adicionar cada tecla do seu controle. Você adicionará entre 12 a 20 teclas, dependendo de quantos botões existem no seu controle.

O resultado final será algo assim:

O objetivo agora é mapear cada tecla do controle e atribuir uma função para cada uma. Vou deixar o mapeamento original do controle SN30Pro:
A = button 1
B = button 2
Y = button 5
X = button 4
Seta baixo = dpad down
Seta cima = dpad up
Seta direita = dpad right
Seta esquerda = dpad left
Start = button 12
Select = button 11
R1 = button 8
R2 = button 10
L1 = button 7
L2 = button 9
R3 = button 15
L3 = button 14
Segue uma foto como exemplo de onde se localiza cada tecla:

Agora, clique na seta azul das opções à esquerda → Mouse buttons → selecione o botão que corresponde ao botão do controle que você quer atribuir uma função - olhe o mapa acima. No exemplo o button1 é igual ao A no controle:

O resultado será algo assim:

Agora clique na seta azul das opções à direita → controls and symbols → spacebar (barra de espaço).
Caso queira selecionar outra função para o botão “A” do seu controle (button1 no software) basta selecionar outra tecla que não seja a spacebar.


Pronto, você configurou para que sempre que você aperte o botão “A” no seu controle será o mesmo que apertar a “barra de espaço” no teclado - ou seja, ao apertar o botão “A” você irá ver a resposta do flashcard, e caso aperte-o novamente responderá “normal” (verde).
Para selecionar as teclas “dpad” (que correspondem às setas no controle) basta escolher a opção “D-pad” ao invés de “Mouse buttons” quando selecionamos as opções “buttons 1, 2, 3…”

O objetivo agora é mapear as outras teclas do seu controle. Repita o processo anterior, usando o mapa acima como referência, para mapear os demais botões. O resultado final será algo semelhante a isso:

Uma sugestão de controle está abaixo:
A = button 1 = shift esquerdo
B = button 2 = barra de espaço
Y = button 5 = 1 (responde errei no card)
X = button 4 = 2 (responde regular no card)
Seta baixo = dpad down = rolar tela para baixo
Seta cima = dpad up = rolar tela para cima
Seta direita = dpad right = aumentar o brilho da tela
Seta esquerda = dpad left = diminuir o brilho da tela
Start = button 12 = aumentar volume
Select = button 11 = diminuir volume
R1 = button 8 = z
R2 = button 10 = s
L1 = button 7 = command
L2 = button 9 = barra de espaço (igual ao botão B)
R3 = button 15 = 4 (responde facil no card)
L3 = button 14 = play-pausa a música
R2 + A = shift + s = flag no card
R1 + L1 = command + z = voltar à questão anterior
Segue uma foto como exemplo de onde se localiza cada tecla:
Pronto. Você está pronto para usar joysticks para usar os flashcards da Osler 😃